Lubrificantes

O atrito no motor de um carro e em outras partes móveis de um carro pode ser bastante reduzido com o tipo certo de lubrificante. Óleo de motor, como você sabe, é responsável por lubrificar e proteger as partes móveis do seu motor. Nós geralmente usamos óleo comum
(também conhecido como óleo mineral) ou óleo sintético para lubrificação.


Os lubrificantes mais comuns são geralmente óleos ou graxas, mas você também pode encontrar lubrificantes secos ou penetrantes. Penetrantes lubrificantes, geralmente contêm óleos básicos de viscosidade muito baixa, tornando-os muito fluidos e suáveis. Os lubrificantes
penetrantes são altamente refinados; portanto, ideal para peças de motor de movimento rápido que são desaceleradas pelo arrasto causado pela lubrificação automotiva.


Os aditivos ajudam a melhorar a qualidade do óleo e aumentam a eficiência do combustível, pois os óleos lubrificantes são frequentemente usados nas peças do motor. Por exemplo, óleos de motor são frequentemente usados para melhorar a eficiência de combustível, enquanto óleos de engrenagem e lubrificantes de engrenagem são projetados para lubrificar componentes da engrenagem do contato de alta pressão. Os óleos de engrenagem são usados onde a lubrificação é necessária em temperaturas extremamente altas, como em diferenciais
automotivos ou transmissões manuais.

O óleo da transmissão é um lubrificante de cores vivas que mantém a transmissão funcionando sem problemas. O óleo de engrenagem faz isso realizando muitas funções, incluindo lubrificação, refrigeração, proteção e condicionamento da transmissão e suas muitas partes móveis. Fluído de transmissão, este fluido é geralmente colorido de vermelho ou verde para distingui-lo de outros lubrificantes.

O óleo do motor também neutraliza os ácidos formados a partir de combustíveis e lubrificantes oxidados (detergentes), melhora as vedações do anel do pistão e esfria o motor.


O óleo em um produto à base de óleo de motor se decompõe e queima quando usado em um motor e fica contaminado com partículas e produtos químicos que o tornam um lubrificante
menos eficaz.

Os óleos tradicionais formam uma fina película lubrificante nas engrenagens e outras peças mecânicas, enquanto os óleos com maior viscosidade revestem um filme mais espesso, proporcionando um acabamento mais firme que protege grandes equipamentos de
construção do desgaste. O óleo lubrificante protege o motor formando uma película isolante entre as superfícies das partes móveis adjacentes para minimizar o contato direto entre elas, reduzindo o calor de fricção e reduzindo o desgaste.

Assim como existem muitos tipos diferentes de lubrificantes, os lubrificantes automotivos também podem ser usados de muitas maneiras diferentes.
O termo "lubrificantes automotivos" é um termo amplo que pode ser usado para se referir a uma ampla gama de produtos automotivos. O óleo do motor pode consistir apenas de um lubrificante base no caso de um óleo não detergente, ou de uma base lubrificante com aditivos para melhorar as propriedades de limpeza dos óleos, trabalho em pressões extremas e capacidade de prevenir a corrosão das peças do motor.

O óleo do motor e o fluido de freio podem ter a mesma cor âmbar, mas onde o óleo do motor é um lubrificante, o fluido de freio é um fluido hidráulico e serve a um propósito diferente.

Óleos de motor e lubrificantes automotivos também são suscetíveis à oxidação em altas temperaturas (os óleos sintéticos também oxidam após um certo ponto).

Recommended Posts